sábado, 19 de novembro de 2016

DECORO TEATRAL DAS DEMORACIAS

“O que existe no puro decoro teatral das democracias são as minorias dirigentes que conquistam o Estado vacante e aí ocupam os postos de comando, seja diretamente, seja por pessoas interpostas. Ora, estas minorias que detêm as alavancas do Estado democrático não podem agir senão procedendo como se a democracia existisse. Elas na podem governar os cidadãos senão enganando-os e persuadindo-os de que eles detêm todos os poderes, quando na verdade eles estão privados do poder essencial de decisão e de direção detidos por eles teoricamente e que determina todos os outros. Em nenhum período da história o cidadão esteve mais desprovido de poder real do que na democracia moderna. E, entretanto, tudo se passa como se ele fosse real”.
_______________

Marcel de Corte. Comunicação apresentada ao 2. Congresso do Ofício Internacional das Obras de Formação Cívica e de Ação Cultural segundo o Direito Natural e Cristão (Lausanne, 1965).

2 comentários:

  1. Caro Fernando,

    há algum volume em português onde eu possa encontrar esse texto?


    Pax Domini.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Glaucio,
      Salve Maria.

      Esse trecho eu extrai de um artigo do José Pedro Galvão de Sousa, mas eu tenho o texto original em espanhhol. Me passe seu e-mail para que, caso eu encontre o texto, posso te enviar.

      Excluir