quarta-feira, 16 de julho de 2014

MINHA CÁTEDRA É MINHA PALAVRA

“Minha cátedra é minha palavra, e é também minha vida. Minha palavra compromete somente a mim: eu não falo respaldado por alguma instituição, nem por alguma força. Não tenho outro compromisso além da verdade, e sou inteiramente tributário à ela. Por isso rogo a Deus que ajude em minha debilidade para ser fiel até a morte aos princípios egrégios da filosofia ocidental. Vamos nos ocupar da religião, da pátria e da família. Três princípios de vida verdadeira, íntegra e plena; três causas intimamente próximas no desenvolvimento, na formação e atuação da pessoa humana; três instituições necessárias e imprescindíveis para que o homem possa existir em conformidade com seu ser e com o fim último de sua existência. Estas instituições são tão primordiais porque elas nos vinculam à origem e, ademais, nos outorgam a dignidade de um homem”.


____ Jordán BRUNO GENTA (1909-1974). Filósofo e mártir argentino, assassinado, tal qual ocorrera com seu amigo e compatriota Carlos ALBERTO SACHERI, com 11 tiros, pela guerrilha marxista argentina, em um domingo, dia 27 de Outubro de 1974, Festa de Cristo Rei, quando saia de sua casa para assistir a Santa Missa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário