sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

A CIDADE CATÓLICA É SACRAMENTAL, ETERNA, TRANSCENDENTE

A Cidade Católica é sacramental, eterna, transcendente, de uma beleza precisa; nela tudo se harmoniza: a unidade e a totalidade, o permanente e o contingente, o passado, o presente e o futuro. E assim, em termos cristãos, carece de sentido falar de progresso e menos de progresso indefinido. Porque o progresso não pode consistir senão na perfeição do encontro do homem com Deus em Cristo, em um conhecimento cada vez mais próximo e amoroso, sem saltos dialéticos, sem surpresas, sem armadilhas.
Na Cidade Católica tudo tem seu fundamento em Cristo. Por exemplo, a dignidade do homem deriva de sua condição de filho de Deus e se efetiva pelo amor ao próximo. A verdadeira liberdade feminina toma seu arquétipo e sua força da Virgem, Mãe e Corredentora. A educação se ordena segundo a Verdade e a política segundo o Bem Comum.
Em troca, tudo se torna confuso e, sobretudo contraditório na Cidade do Homem. Assim, o Livre Exame substitui a Autoridade da Verdade e o principio da duvida fundamenta esse pluralismo relativista ou agnóstico, ao que desafortunadamente parece haver-se aberto a própria Igreja e a Cátedra de Pedro, outrora sede da Verdade e da unidade na verdade. O mesmo ocorre no plano da filosofia. O homem cristão, herdeiro de Platão e de Aristóteles, integrou a razão natural com a fé sobrenatural, síntese que é corroída a partir de Descartes; essa ruptura tornou, primeiro, desnecessária a teologia e depois impossível a metafísica. E aqui se volta ao núcleo da inteligência modernista, a negação da entidade do ser, pelo que “nada é o que é”.
No plano do direito, o cristianismo também integra a justiça natural com a caridade sobrenatural. Esse belo edifício composto pela justiça distributiva e comutativa, cuja expressão é o Contrato, se realça, se completa e se extrema pela Caridade. Nada pode substituir o amor, generosidade, a capacidade de sacrifício.
O amor está na base da Pátria e da Família. Mas a Revolução francesa alterou esta ordem e destruiu estes pressupostos. Dessacralizou a sociedade, secularizou o poder, impulsionou a soberania popular sobre a de Deus e os direitos do homem contra os do Criador.
Por sua vez, a generosidade – manifestação do amor – foi violentamente substituída pelo egoísmo individualista, cuja raiz psicológica é o prazer desordenado, sua explicação biológica é o darwinismo e sua expressão socioeconômica, o capitalismo.
A Pátria. Que é a Pátria? É aquela porção espiritual que faz do homem um ser com raízes no passado, um filho de algo, um herdeiro – como disse Maurras, o homem é, antes de tudo, um herdeiro -. A Pátria não é um fato voluntário nem seu ser deriva da convenção nem seus caracteres do consentimento ou do capricho dos homens. É um fato da natureza, da história e do espírito. É um fato político, geográfico, emocional, cultural e econômico. A Pátria não se escolhe, se recebe; não se a cria, dá-se continuidade a ela; não é inventada, é-se admitida. Como a família, o sangue e o nome. É uma ordem onde, longe de ser anula, a liberdade do homem se eleva e, por assim dizer, se enriquece, se dignifica e se significa.
Portanto, a Pátria não é uma reunião de indivíduos agregados, não é um conglomerado de vontades isoladas, é, ao contrário, um corpo orgânico que ‘tem a missão de resistir às tormentas do Tempo’, para citar novamente Maurras.
O amor pela pátria é ou supõe o amor ao passado. Porque o elemento vivo da pátria é a Tradição, aquilo que foi, que se fez e que se transmite. E nesse ato de entrega e de recepção, nessa transmissão, é em que consiste a concepção dinâmica da Pátria.
Mas, também, a Pátria é uma essência fixa, como disse Genta. “As pátrias são eternas”, como dizia Barres e repetia Maurras.
Este amor ao passado envolve um ato de piedade.
Sempre o cristianismo está recorrendo com seu sangue fecundizante os sentimentos do homem ocidental. E é um dever “de piedade para com o passado” nos voltar para Espanha, a Mãe, a que nos incorpora ao Império das Duas Romas e nos faz universais. Tudo Dela recebemos, desde a Verdade que nos redime e nos liberta até as instituições que nos ordenam e o idioma que nos vincula.
A dispersão desta herança produziu a dispersão do ser nacional, o ser da Pátria. Por isso a solução não é tanto política nem tão só moral senão espiritual, que quer dizer total e principista. Voltar a uma terra de senhores, “cavaleiros gaúchos como aqueles manchegos [da região espanhola de La Macha]”.
____________________________
VÍCTOR EDUARDO ORDOÑEZ
Buenos Aires, 20 de octubre de 1975


*Estudo preliminar ao livro “A guerra contrarevolucionária: La Doctrina Política Antisubversiva”,  de Jordan Bruno Genta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário