sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

CURSO DE CULTURA CATÓLICA EM TOLEDO-PR

RAZÕES DO CURSO E 1° MÓDULO
( Jean Ousset – 1914/1994 - e a Cité Catholique)

Necessidade de uma formação doutrinal e fidelidade à doutrina social da Igreja, caráter obrigatório desta doutrina. Estes temas irão se repetir amiúde em nosso curso. Mas qual é o objeto do referido curso?
Ninguém dúvida que os resquícios da civilização católica sucumbem dia a dia, consequência do laicismo e dos erros nefastos promanados das revoluções protestante, francesa, soviética e cultural, que, é bem verdade, consistem em uma única revolução.
Diante de fato inconteste compreendemos a urgência de nosso combate. As palavras de Jó nos é muito significativa: “a vida na terra é milícia”. O combate, porém, não significa “ativismo” pura e simplesmente, o que seria um grave erro.
A causa de nossos males está em nossa ignorância dos princípios essênciais ou, melhor dizendo, em nossa anarquia intelectual. É preciso começar pela reforma intelectual, uma vez que sem ela, toda reforma moral corre o risco de ser artificial. Reforma “intelectual”, porque, segundo a frase de Pascal: “trabalhar para pensar bem” é a regra da moral. Reforma intelectual que deve ser o prefácio de uma total e rigorosa conversão, natural e sobrenatural. E nós, os católicos atuais, muito pouco formados, muito pouco instruídos, inclusive as vezes totalmente ignorantes quanto aos ensinamentos da Igreja, acaso não estamos inclinados a dividir nossa vida em duas partes: uma vida privada submetida à lei divina e uma vida pública da qual afastamos dita lei?
“Nosso século está cansado de expedientes, transações e compromissos! Se tentou de tudo. Não terá chegado a hora de ensaiar a Verdade?”, dizia o Cardeal Pie já no século XIX.
Pio XII dizia a Mons. Théas que “a formação doutrinal é o que mais necessita a França em sua hora atual”. Palavras estas que se aplicam também a nós, a nossa realidade.
Resumidamente é isso que nosso curso visa: formação. E é isso o que visava também a Cité Catholique, criada por Jean OUSSET, o primeiro pensador católico que iremos estudar. Jean OUSSET nasceu em Portugal, mas seus empreendimentos se desenrolaram especificamente em França. Nesse primeiro encontro nos dedicaremos a três fases de sua profícua vida: a) infância – juventude; b) Obras empreendidas; c) O legado...
Jean OUSSET entendia que de todas as tarefas que se ofereciam à Cidade Católica nenhuma parecia mais importante, mais urgente, que a da formação de uma “elite” mediante a organização de uma rede limitada de células de estudo e ação. Acentuava que nada eficaz e verdadeiramente profundo foi feito na História sem esta formação previa e intensa de alguns: verdadeiros cavaleiros, apóstolos infatigáveis, homens de fogo, que, aonde se encontrassem, qualquer que fosse o movimento a que pertencessem, deixavam em toda parte um rastro de luz e de verdade.

Nosso intento não possui as mesmas dimensões da ação empreendida por Jean OUSSET e a Cité Catholique, mas ao menos, envidaremos os esforços necessários para bem desempenharmos nossos deveres de estado nessa vida terreal.

Um comentário:

  1. Felicito-os pela iniciativa! Será divulgado algum material para quem não é do Paraná e não pode participar? In Christo.

    ResponderExcluir