RAZÕES DO CURSO E 1° MÓDULO
Necessidade
de uma formação doutrinal e fidelidade à doutrina social da Igreja, caráter
obrigatório desta doutrina. Estes temas irão se repetir amiúde em nosso curso.
Mas qual é o objeto do referido curso?
Ninguém
dúvida que os resquícios da civilização católica sucumbem dia a dia,
consequência do laicismo e dos erros nefastos promanados das revoluções
protestante, francesa, soviética e cultural, que, é bem verdade, consistem em uma
única revolução.
Diante
de fato inconteste compreendemos a urgência de nosso combate. As palavras de Jó
nos é muito significativa: “a vida na terra é milícia”. O combate, porém, não
significa “ativismo” pura e simplesmente, o que seria um grave erro.
A causa
de nossos males está em nossa ignorância dos princípios essênciais ou, melhor
dizendo, em nossa anarquia intelectual. É preciso começar pela reforma
intelectual, uma vez que sem ela, toda reforma moral corre o risco de ser
artificial. Reforma “intelectual”, porque, segundo a frase de Pascal:
“trabalhar para pensar bem” é a regra da moral. Reforma intelectual que deve
ser o prefácio de uma total e rigorosa conversão, natural e sobrenatural. E
nós, os católicos atuais, muito pouco formados, muito pouco instruídos,
inclusive as vezes totalmente ignorantes quanto aos ensinamentos
da Igreja, acaso não estamos inclinados a dividir nossa vida em duas partes:
uma vida privada submetida à lei divina e uma vida pública da qual afastamos
dita lei?
“Nosso século está cansado de expedientes, transações e compromissos!
Se tentou de tudo. Não terá chegado a hora de ensaiar a Verdade?”, dizia o
Cardeal Pie já no século XIX.
Pio
XII dizia a Mons. Théas que “a formação doutrinal é o que mais necessita a
França em sua hora atual”. Palavras estas que se aplicam também a nós, a
nossa realidade.
Resumidamente
é isso que nosso curso visa: formação. E é isso o que visava também a Cité
Catholique, criada por Jean OUSSET, o primeiro pensador católico que iremos
estudar. Jean OUSSET nasceu em Portugal, mas seus empreendimentos se
desenrolaram especificamente em França. Nesse primeiro encontro nos dedicaremos
a três fases de sua profícua vida: a) infância – juventude; b) Obras
empreendidas; c) O legado...
Jean
OUSSET entendia que de todas as tarefas que se ofereciam à Cidade Católica
nenhuma parecia mais importante, mais urgente, que a da formação de uma “elite”
mediante a organização de uma rede limitada de células de estudo e ação. Acentuava
que nada eficaz e verdadeiramente profundo foi feito na História sem esta
formação previa e intensa de alguns: verdadeiros cavaleiros, apóstolos
infatigáveis, homens de fogo, que, aonde se encontrassem, qualquer que fosse o
movimento a que pertencessem, deixavam em toda parte um rastro de luz e de
verdade.
Nosso
intento não possui as mesmas dimensões da ação empreendida por Jean OUSSET e a
Cité Catholique, mas ao menos, envidaremos os esforços necessários para bem
desempenharmos nossos deveres de estado nessa vida terreal.
Felicito-os pela iniciativa! Será divulgado algum material para quem não é do Paraná e não pode participar? In Christo.
ResponderExcluir