sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

HERESIA PROGRESSISTA

 “O problema atual desse movimento [o progressismo católico] é identificar ou confundir: o sagrado e o profano; o natural e o sobrenatural; a Igreja e o mundo; a Teologia reduzida ou substituída por uma antropologia naturalista; a concepção de um Deus distante que não intervém no mundo do homem. Tudo isso está em pugna com a teologia católica e os autênticos ensinamentos da Igreja. Para esclarecer digamos: o homem se faz cristão pelo caráter sacramental do batismo; bom cristão pela graça santificante e as virtudes infusas.
O problema atual do sagrado e do profano, da Igreja e do mundo etc., não pode ser resolvido em um problema de tensões entre sagrado-profano (Schillebeeckx-Metz); ou ainda pelo grau maior ou menor de autonomia de homens ou instituições em relação a fé ou a religião; tampouco é problema para ser resolvido pelas circunstancias históricas. Por isso é mister destacar o caráter de Cristão que o homem recebe no batismo; pelo qual deixa o paganismo para entrar no novo mundo da fé.
Para a nova igreja, para a igreja do progressismo católico, o homem nasce cristão ou sem-cristão; para a Igreja católico, o homem nasce pagão; e no ato do batismo recebe o caráter e a graça de cristão.
Se buscou uma teologia que justifique a adaptação da Igreja ao mundo, do sobretudo ao natural, que abriu caminhos para os pecados contra a fé,  para a heresia e para a apostasia; pelos menos propõem uma “renovação da vida religiosa” (como nas publicações CLAR), que conduz ao abandono da vida religiosa. A teologia “buscada” tem, pelo menos, muitas afinidades com a de Miguel du Bay (Bayo) condenado por São Pio V em 1 de outubro de 1567”


____ Fray Alberto GARCIA VIEYRA, O.P. Esencia de la Herejía Progresista, p. 02.
Fray Alberto García Vieyra, O.P (1912-1985)


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