“Nosso século
instaurou o monopólio pedagógico das matemáticas. Não somente o estudo das
diversas ciências está vertebrado nas matemáticas, mas o recurso didático
universal para ensinar quaisquer saberes é o sistema do cálculo numérico e das ilustrações
geométricas; planos, mapas, esquemas, enumerações, catálogos, diagramas, estatísticas
e gráficos de todas as classes. O mesmo para ensinar as partes de uma casa que
para ensinar as partes da alma, o movimento de um corpo que a história da
Pátria. A concepção mecânica que define nossa mentalidade de modernos radica na
função retora cada vez mais exclusiva que vem exercendo as matemáticas em todos
os domínios do saber humano, desde começos do séculos XVII, a partir de
Descartes e Galileu... O habito de cálculo e experimentação se generalizou
tanto e chegou a ser tão absorvente e abusivo que só se admitem os resultados
obtidos por tais métodos, trate-se de um problema físico ou de um problema
moral".
Jordán Bruno GENTA. El filósofo y los sofistas. Curso de introducción a la Filosofía. Diálogos
socráticos de Platón. Bs. As., 1949, pp. 18-19
Jordán Bruno GENTA (2 de outubro de 1909
- 27 de outubro de 1974).
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