sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

O MONOPÓLIO DAS METAMÁTICAS

“Nosso século instaurou o monopólio pedagógico das matemáticas. Não somente o estudo das diversas ciências está vertebrado nas matemáticas, mas o recurso didático universal para ensinar quaisquer saberes é o sistema do cálculo numérico e das ilustrações geométricas; planos, mapas, esquemas, enumerações, catálogos, diagramas, estatísticas e gráficos de todas as classes. O mesmo para ensinar as partes de uma casa que para ensinar as partes da alma, o movimento de um corpo que a história da Pátria. A concepção mecânica que define nossa mentalidade de modernos radica na função retora cada vez mais exclusiva que vem exercendo as matemáticas em todos os domínios do saber humano, desde começos do séculos XVII, a partir de Descartes e Galileu... O habito de cálculo e experimentação se generalizou tanto e chegou a ser tão absorvente e abusivo que só se admitem os resultados obtidos por tais métodos, trate-se de um problema físico ou de um problema moral".


Jordán Bruno GENTA. El filósofo y los sofistas. Curso de  introducción a la Filosofía. Diálogos socráticos de Platón. Bs. As., 1949, pp. 18-19
Jordán Bruno GENTA (2 de outubro de 1909 - 27 de outubro de 1974).

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